A atenção plena no dia a dia

Muitas pessoas acham que ter atenção plena é algo impraticável no mundo atual.

Como ter atenção plena em meio à multiplicidade de coisas a se dar atenção e a vida corrida que o cotidiano moderno impõe?

A atenção plena ou mindfulness em inglês é possível sim no mundo que vivemos!

Grande coisa é feita de pequenas coisas

Você já reparou uma criança brincando sozinha?

Se não o fez fica a dica para que faça! Você vai aprender muito sobre o que é atenção plena?

Vou usar o exemplo de uma criança pintando um desenho.

Ela olha para a sua figura e escolhe a parte que irá pintar e então olha para caixa de lápis, escolhe a cor de sua preferência e se dedica ao pequeno espaço que será colorido.

Geralmente a sua habilidade motora que está se desenvolvendo ainda faz com que os riscos de cor ultrapassem os limites daquela parte específica do desenho que pretende pintar.

Mas a criança executa sua tarefa com atenção plena e trecho a trecho da figura vai colorindo o desenho todo.

Ok! Agora imagine você sendo a criança e o desenho sendo o seu dia!

Você pode fazer como a criança com o seu desenho. Cada tarefa do seu dia como um trecho do desenho!

Praticar atenção plena no dia a dia!

  • Ao iniciar seu dia dê um bom dia com atenção plena.
  • Ao tomar o seu banho tome-o com atenção plena.
  • Ao tomar o seu café faça isso com atenção plena.
  • Ao falar com alguém fale com atenção plena.

Por que parece simples, mas não é?

Parece simples, mas não é!

Estamos habituados a correr!

Mas tenha atenção plena à frase que acabei de usar: “Estamos habituados a correr”.

Qual a palavra que merece maior atenção na frase?

É a palavra: “habituados”!

Sim! Virou um hábito correr! E hábitos são criados e alimentados!

O que fazer?

Crie e alimente novos hábitos!

Crie hábitos de atenção plena e alimente-os até se tornarem naturais e automáticos.

Vigie-se ao dizer bom dia e “conscientemente” se dedique a este bom dia.

Faça o mesmo na hora do seu banho. Desfrute-o! Sinta a temperatura da água, o contato dela com seu corpo, os perfumes presentes neste momento… Esteja atentamente consciente ao seu banho.

Faça isso com as demais atividades por pelo menos uma semana.

  • Alimente-se com atenção plena
  • Esteja com alguém com atenção plena
  • Leia um livro com atenção plena
  • Assista a um filme com atenção plena
  • Ame com atenção plena

Esteja conscientemente presente em cada tarefa que fizer.

Quando o hábito de correr inconscientemente em determinada atividade for mais resistente invista mais que uma semana para criar o novo hábito de atenção plena nesta atividade.

Aos poucos você verá que a atenção plena é possível mesmo nos dias atuais!

Efeito colateral maravilhoso

O efeito colateral maravilhoso da atenção plena é que a vida fica mais gratificante!

As experiências diárias são vividas com plenitude e colorido!

O que antes era uma vida agitada se torna uma vida multifacetada!

Construa sua grande vida com atenção plena aos pequenos momentos.

A satisfação de viver será conquistada em cada “aqui e agora”!

Se você quer paz busque-a dentro de você!

Se você quer equilíbrio conquiste-o dentro de você!

A atenção plena lhe permitirá encontrar satisfação em viver aqui e agora e aqui é o lugar que você sempre está e agora o tempo que você sempre tem!

Paulo Rogério da Motta