A comunicação empresarial

Se analisarmos o nosso dia-a-dia, perceberemos que gastamos a maior parte do nosso tempo falando com as pessoas e se pudermos melhorar a nossa comunicação e o nosso relacionamento humano teremos menos problemas e mais eficiência em nosso trabalho.

Os empresários normalmente apontam a comunicação e o relacionamento humano como sendo os maiores de todos os problemas de fornecimento, produção ou venda.

Estas habilidades também são fundamentais em nossas vidas pessoais.

Quando se trabalha a habilidade para uma melhor comunicação melhora-se também o aspecto de seus talentos se tratando da vida pessoal.

Vamos então falar de comunicação!

Martin Buber: “O ser humano se torna eu pela relação com o você. À medida que me torno eu digo você. Todo viver real é encontro.”.

Vídeo: História da comunicação

Comunicação e a empresa

A palavra comunicação origina-se do latim communicare, que significa partilhar, dividir, tornar comum, associar, trocar opiniões.

A comunicação é a base para a estrutura organizacional, pois a existência de uma empresa é pautada nas relações que nela existem, por exemplo: relação da empresa com colaboradores, clientes e fornecedores, etc.

Assim a comunicação na empresa é fruto das relações que existem em razão da existência da empresa.

Comunicação empresarial

Quando se fala em comunicação empresarial é comum imaginarmos um esquema como este:

A comunicação empresarial

  • O cliente como a base em que se assenta o triângulo que é a empresa.
  • No triângulo uma relação vertical, ou seja, as relações se estabelecem num movimento de cima para baixo e vice-versa.

Porém, considere a beleza inteligente de uma mandala em que tudo sai de um centro e converge para este mesmo centro.

A comunicação empresarial

Transportemos este conceito da mandala para as relações empresariais.

A comunicação empresarial

Comunicação empresarial

Este conceito colocaria o cliente como foco e todas as relações se dariam de forma circular e esta é considerada a forma mais harmônica da geometria e é também a forma escolhida pela natureza como o mais adequado para o que se movimenta (movimento dos átomos, o da órbita dos planetas, etc.).

A mandala também é uma imagem que demonstra harmonia e igualdade apesar da multiplicidade de cores.

Se transportarmos estes conceitos para um esquema empresarial em que se estabeleçam as relações dentro da empresa poderíamos assim dizer: relações harmônicas apesar da multiplicidade de funções ou papéis que cada um tem.

As empresas com visão humanista e atualizadas no contexto do mercado atual precisam ser assim e cada colaborador, seja em que posição esteja dentro da mandala empresarial, precisa estar consciente disso.

Pesquisa SEBRAE

  • 1500 micro e pequenas empresas
  • 0,03% investidos em  comunicação

E assim:

  • Não conhecem os clientes; e                
  • Clientes não os conhecem.
  • 40% pesquisam necessidades / expectativas de clientes
  • 70% só corrigem o rumo após reclamações
  • 90% não possuem processo de comunicação sistematizado

A comunicação empresarial

Expressão que ecoa e ressoa

Focaremos a comunicação ampliando o conceito didático e tradicional de emissor/mensagem/receptor para uma concepção de expressão que ecoa e ressoa.

Comunicar-se sabiamente é expressar-se tendo a consciência de que sua expressão ecoará em outro lugar que por sua vez ressoará e atingirá você seja em que lugar estiver.

O boato e a fofoca são exemplos de comunicação sem sabedoria dentro de uma empresa.

A expressão é ruim, o eco é pior e o que ressoa pior ainda!

Você já se deparou com algum boato ou fofoca que resultou em coisa boa?

A consciência do conceito do que ecoa ressoa coloca cada um dentro de seu jeito único de ser como responsável também pela harmonia do todo.

Aquele que faz o café, aquele que negocia com o fornecedor, aquele que se relaciona com o cliente, aquele que faz o pagamento, aquele que que paga o salário e qualquer um que seja uma parte integrante da empresa é também responsável pela empresa como um todo.

Sua voz é a voz da empresa!

Sua fala é expressão da empresa!

Isto implica na necessidade de que cada um ao se expressar faça isso com responsabilidade e sabedoria.

Muitas vezes os ditos populares podem ser usados como lemas empresariais: ‘palavras valem prata e o silêncio vale ouro’.

Ao expressar algo que você sabe que, inevitavelmente, ecoará e ressoará pergunte-se: é verdadeiro e construtivo?

Se a resposta for sim, comunique-se com palavras.

Se a resposta for não, comunique seu silêncio.

Este conceito da expressão que ecoa e ressoa quando assimilado faz com que cada um tenha consciência de que o outro é uma continuação de si mesmo e este é o ingrediente essencial que faz com que um grupo de pessoa se torne uma equipe.

Warren Buffet: “São necessários vinte anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la.”.