A dinâmica familiar

As boas vivências provindas da dinâmica familiar é condição para o crescimento e desenvolvimento global da criança.

A dinâmica familiar, desta forma, deveria estar sempre promovendo o desenvolvimento pessoal de todos os seus integrantes.

Mas será que isto está acontecendo?

A dinâmica familiar

A dinâmica familiar nos tempos modernos

A dinâmica familiar hoje vem sendo baseada no frenesi da vida moderna e os valores passados dentro do âmbito familiar acabam reproduzindo o contexto social que é baseado na competição e no consumismo.

Os valores subjetivos como os princípios e a ética são relegados a um segundo plano e o que tem valor material passa a ser o que norteia a vida das pessoas.

Sobre isso assista o vídeo do Instituto Alana.

Vídeo: Criança e consumismo

Hoje um grande problema existente é que os pais que antes foram reprimidos pelo antigo padrão familiar clássico não conseguem definir o quanto devem ou não ser permissivos.

A dinâmica familiarMuitos pais perderam a noção do que é estruturante e do que é coercitivo.

Outro fator relevante dentro do nosso contexto atual é a influência dos meios de comunicação de massa, como a TV e a internet, que vem determinando os valores sociais vigentes e que nem sempre são harmoniosos com os valores familiares.

Outro problema é o próprio ritmo da vida moderna e a necessidade de sobrevivência que promovem o distanciamento entre pais e filhos.

O contexto atual promove o distanciamento das pessoas até no âmbito familiar e o vínculo familiar acaba sendo comprometido, pois para que os pais sejam importantes para a criança é necessário que a criança seja importante para os pais e, muitas vezes, coisas externas à família são tidas como mais importantes.

A sociedade moderna promove o olhar para o mundo externo e para a aparência e, no entanto, os verdadeiros valores e as possibilidades de transformação consistem no sentido inverso do olhar humano: “olhar para dentro de si”.

Um agrupamento social que vive dentro de uma mesma casa pode ser chamado de família, mas não será família em essência.

A verdadeira família se baseia em vínculos de almas e em ações baseadas no amor.

Vídeo: Educa sempre