A Gestalt-terapia

Perls, ao contrário de Freud, por exemplo, contribuiu para a psicologia da personalidade muito mais com uma prática da psicoterapia do que com uma teoria da personalidade.

No entanto, a popularização da Gestalt-terapia e sua utilização numa ampla variedade de outros contextos, além do terapêutico, proporcionou uma “visão gestáltica” do ser humano.

A gestalt-terapia

A Gestalt-terapia

A gestalt-terapia de Frederick (Fritz) Perls, propõe a forma flexível de gestaltem sucessivas, adaptadas à relação sempre flutuante do organismo com o meio, num ajustamento criador permanente.

A Gestalt-terapia pode ser, então, definida como a arte da formação de boas formas.

É, portanto, uma abordagem holística em que cada um dos elementos de expressão do organismo está em íntima relação com o todo.

A Gestalt-terapia acentua a importância do exame da situação da pessoa no presente, muito mais do que a investigação de causas passadas.

“A psicoterapia, então, deixa de ser uma escavação do passado, em termos de repressões, conflitos edipianos e cenas primárias, para se tornar uma experiência de viver no presente. Nesta situação de vida, o paciente aprende por si como integrar seus pensamentos, sentimentos e ações, não só quando está no consultório, mas no curso da vida cotidiana.” (Perls).

A teoria da Gestalt foi inicialmente formulada no final do século XIX na Alemanha e na Áustria.

O princípio mais importante da abordagem gestáltica é o de propor que uma análise das partes nunca pode proporcionar uma compreensão do todo, uma vez que o todo é definido pelas interações e interdependências das partes.

A gestalt-terapia

A Gestalt-terapia e o Todo

O que dá significado é a organização dos fatos, percepções, comportamentos ou fenômenos e não “cada um individualmente”.

Um dos interesses dos gestaltistas era compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.

Assim, para a Gestalt, a situação terapêutica é mais do que a ocorrência estatística de “um” médico e “um” paciente, para a Gestalt-terapia o “todo” é que determina as partes.

A gestalt-terapia

Ilusões de ótica

Você vê um elefante com quantas patas?

A gestalt-terapia

Um homem ou um casal se beijando?

A gestalt-terapia

Quais são as linhas paralelas e quais são as inclinadas?

A gestalt-terapia

Paisagem ou feto ?

A gestalt-terapia