A importância da alimentação saudável

Alimentação saudável é importante para uma vida saudável.

A alimentação é intrinsicamente ligada à qualidade de vida e à saúde.

São coisas obvias, mas apesar de obvias, não é algo habitual para a maioria das pessoas!

Variedade para uma alimentação saudável

Um problema da nossa sociedade atual é que um grande número de pessoas restringe sua alimentação a um ou dois tipos de alimento e isto não atende as necessidades do organismo.

Os alimentos fáceis, gostosos e industrializados podem ser armadilhas para a sua saúde.

As necessidades nutricionais e calóricas do organismo somente são satisfeitas quando existe a variedade de alimentos.

Alimentação saudável é dieta equilibrada.

A variedade de alimentos é necessária porque não existe um único alimento que seja capaz de responder a todas as necessidades do organismo.

Por exemplo, existem alimentos que só fornecem a energia para as atividades do corpo, ou seja, calorias vazias e que não atendem às demais necessidades do organismo.

Não basta absorver energia e não ter um organismo que funcione adequadamente para utilizar esta energia.

O organismo precisa de uma alimentação variada para que a sua necessidade de nutrientes seja suprida.

Nutrientes são substâncias químicas fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Quanto maior a variedade de alimentos maior será o seu valor nutricional.

As três funções dos alimentos

A alimentação saudável se baseia na variedade de alimentos para que as três funções principais dos alimentos aconteça.

São estas as três funções:

  • Fornecer energia
  • Manter e reparar nosso organismo
  • Proteger contra doenças

Detalhemos um pouquinho cada função dos alimentos:

Alimentos que fornecem energia

São os alimentos energéticos e ricos em calorias.

Calorias é a medida de energia que é liberada ao organismo no processo de digestão.

São os alimentos básicos, como: açúcar, arroz, óleos vegetais, gorduras animais e milho, por exemplo.

Alimentos que mantem e reparam o organismo

São os alimentos formadores ou reparadores.

Exemplos: leite, ovos, carne, soja e amendoim.

Alimentos que protegem o organismo contra as doenças

São os alimentos protetores que são ricos em vitaminas e sais minerais.

São chamados de alimentos protetores porque auxiliam no funcionamento do organismo e o correto funcionamento do organismo é a ausência de problemas que chamamos de doenças.

Exemplos de alimentos protetores: legumes e frutas.

E não podemos esquecer o principal alimento necessário ao nosso organismo: a água.

A água não somente mantém, repara e protege como também constitui por volta de 70% do nosso organismo.

Equilíbrio para uma alimentação saudável

Atualmente a maioria das pessoas se alimenta mal, não apenas por ter uma alimentação baseada em produtos industrializados, mas também em consequência de sua situação econômica.

Grande parte das famílias consegue dinheiro apenas para a compra dos alimentos básicos e a alimentação fica baseada essencialmente nos alimentos energéticos e há a carência de alimentos formadores e protetores.

Quando a situação econômica for um obstáculo para a alimentação saudável há que se recorrer à criatividade e procurar soluções como uma horta caseira, atenção aos produtos da época e com preços mais acessíveis, buscar a variedade da alimentação pelas cores dos alimentos, etc..

Uma alimentação saudável pode fazer com que você economize na farmácia!

Hipócrates dizia: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”.

Os alimentos, além de fornecerem a energia necessária para o ser humano atuar na vida, regulam os processos do corpo e são também responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos do organismo.

Algumas dicas para uma alimentação saudável

  • Diminua o consumo de sal
  • Modere no açúcar
  • Evite gordura animal
  • Coma feijão ou soja pelo menos uma vez por dia
  • Alimente-se quatro ou cinco vezes por dia e todas sem exagero
  • Em vez de refrigerante tome um suco
  • Ao menos duas frutas diferentes por dia
  • Acostume-se com o adoçante
  • Evite as frituras
  • Evite alimentos embutidos (salame, mortadela, etc.)
  • Evite alimentos enlatados
  • Tempere sua salada sem óleo
  • Estabeleça metas e horários para tomar água. Pelo menos oito copos ao dia ou dois litros.

Uma dica final é apreciar a sua refeição e comer devagar. Reserve um tempinho para isso!

A alimentação saudável não é somente “o que você come”, mas, também, “como você come”.

Deguste o alimento e agradeça o alimento que tem!