Ambiente psicológico de trabalho

Passamos boa parte da vida trabalhando e isto indica o quanto um ambiente psicológico de trabalho saudável influencia a nossa qualidade de vida.

pensador20copy

Segundo Chiavenato em seu livro “Gestão de Pessoas” são quatro os componentes de um ambiente psicológico de trabalho saudável:

  • Relacionamentos humanos agradáveis
  • Tipo de atividade agradável e motivadora
  • Estilo de gerência democrático e participativo
  • Eliminação de possíveis fontes de estresse

Relacionamentos humanos agradáveis

O ser humano é um ser social, ele não consegue viver sozinho, mas apesar da socialização ser necessária, muitas vezes, relacionar-se com as pessoas não é algo fácil.

Em nossa vida pessoal podemos escolher nossas amizades e vivermos cercados por pessoas de nossa escolha.

No ambiente de trabalho não escolhemos nossos colegas de trabalho.

Esta é uma das tarefas mais difíceis para a área de Recursos Humanos de uma organização e a presença de um profissional da psicologia é fundamental para o atendimento deste componente.

Tipo de atividade agradável e motivadora

Ao ser humano não basta sobreviver. A vida para ele precisa ser carregada de significado.

Quando o ser humano não encontra significado em sua vida ele cai uma situação chamada “vazio existencial”.

Levanta-se diariamente e sair de casa para exercer uma atividade desagradável é algo nada motivador.

Planos de carreira e programas de promoção de qualidade de vida são caminhos importantes para a boa realização deste componente para obtenção de um bom ambiente psicológico de trabalho.

Estilo de gerência democrático e participativo

Neste componente entra a questão da diferença entre ser chefe e ser líder.

O chefe é aquele que manda, é autoritário e centralizador.

O líder é aquele que é seguido, é democrático e participativo.

Treinamentos com o tema de liderança e avaliações por parte da equipe são ferramentas eficientes para a boa realização deste componente.

Eliminação de possíveis fontes de estresse

O estresse pode afetar o ser humano de diversas formas e seus sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Os efeitos podem ir da apatia até a agressividade.

Existe uma sensibilidade pessoal que reage quando alguém enfrenta um problema, e essa particularidade explica como a pessoa lida com situações desafiadoras e o mundo organizacional é repleto de desafios.

Lidar com os desafios da vida profissional considerando o jeito particular de ser de cada colaborador é outra situação que torna fundamental a presença de um psicólogo dentro da organização, não somente para lidar com as situações geradas, mas, principalmente, para criar estratégias de prevenção.

Um bom programa de segurança do trabalho é também imprescindível porque quando o trabalho se torna sinônimo de correr risco não há como evitar o estresse.

Palestras motivadoras e sobre superação são favoráveis para auxiliar o colaborador a lidar com situações desafiadoras e os treinamentos de liderança estendidos a toda a organização para o desenvolvimento da auto liderança são caminho para o sucesso deste componente.

Enfim…

Podemos dizer então que um ambiente de trabalho saudável se baseia em boas relações interpessoais, em ambiente motivador, em sábia liderança e em prevenção do estresse.

Por passar boa parte de sua vida trabalhando o trabalho se torna uma importante fonte de satisfação ou insatisfação do ser humano com a vida.

Um ambiente psicológico de trabalho favorável, com certeza, torna a vida muito mais agradável!

Paulo Rogério da Motta