As cinco mentes de Gardner para o futuro


Hoje as relações são globalizadas e uma nova consciência se faz necessária.

As cinco mentes de Gardner para o futuro é uma proposta para isso.

As cinco mentes de Gardner para o futuro

A busca de uma consciência melhor

Reflexões sobre as relações humanas, talvez, nunca tenham sido tão necessárias quanto no tempo atual.

Vivemos numa era tecnológica com redes sociais disponíveis a qualquer tempo e lugar, ou seja, o ser humano está se relacionando o tempo todo.

Diante de uma relação social globalizada surge a necessidade de se educar para uma cidadania global e isto significa formar seres capazes de dialogar, comunicar e conviver num mundo interativo, dinâmico, interdependente e multicultural.

Significa preparar o indivíduo para ser flexível, contemporâneo e responsável, afinal, ele é membro de uma cultura planetária e, ao mesmo tempo, comunitária.

Hoje, um mundo sem barreiras permite a comunicação à longa distância, a expressão de qualquer ideia e pensamento.

Sendo assim é necessário o desenvolvimento de uma consciência de fraternidade, de solidariedade e a compreensão de que o desenvolvimento individual é, ao mesmo tempo, coletivo.

A proposta das cinco mentes de Gardner para o futuro visa ser instrumento para este desenvolvimento de uma melhor consciência.

As cinco mentes de Gardner para o futuro

As cinco mentes de Gardner para o futuro

As ideias de Howard Gardner, o mesmo autor da Inteligência Múltipla, estão presentes em sua obra: Cinco Mentes para o Futuro.

Conheçamos então as cinco mentes propostas pelo autor que serão necessárias para o desenvolvimento do indivíduo para um futuro melhor.

São elas:

  • Mente disciplinada
  • Mente sintetizadora
  • Mente criadora
  • Mente respeitosa
  • Mente ética

Mente disciplinada

A mente disciplinada é aquela que se especializou em uma determinada disciplina acadêmica, um ofício ou uma profissão.

Algumas pesquisas afirmam que leva até 10 anos para se dominar uma disciplina.

A mente disciplinada é aquela que recolhe várias informações e estímulos e dirige o conhecimento adquirido para por em prática em um campo particular de atividade em que a pessoa se afine.


Mente sintetizadora

A mente sintetizadora é aquela capaz de selecionar informações oriundas de diversas fontes e que consegue entender e avaliar objetivamente essas informações e as reunir de maneira compreensível tanto para si mesmo como para transmitir a outras pessoas.


Mente criadora

A mente criadora é aquela que consegue ir além do conhecimento e das sínteses convencionais e propor novas ideias e questões, e, assim, oferecer novas soluções, formas inéditas de pensar e realizar trabalhos.


Mente respeitosa

A mente respeitosa é aquela capaz de compreender e responder assertivamente às diferenças entre os indivíduos e grupos e que consegue absorver e acolher as diferenças entre seres humanos e, assim, trabalhar de forma eficaz com eles.

Em um mundo em que estamos interligados, a intolerância e o desrespeito não constituem mais uma opção viável.


Mente ética

A mente ética é aquela capaz de refletir sobre a natureza do trabalho a ser feito e sobre a as necessidades e desejos da sociedade em que vive o ser humano e consegue atuar socialmente com cidadania e ações coerentes.


Vídeo: As cinco mentes de Gardner