As vitaminas e os alimentos


As vitaminas são essenciais para a saúde e qualidade de vida.

Quais alimentos que encontramos as vitaminas?

Quais as funções das vitaminas?

Saiba Mais!

As vitaminas e os alimentos

As vitaminas e os alimentos

Podemos encontrar as vitaminas nas frutas, vegetais e em alimentos de origem animal.

Elas são importantes na regulação das funções do nosso organismo, ou seja, são indispensáveis para o seu bom funcionamento, contribuindo para o fortalecimento do nosso corpo e evitando gripes frequentes e outras doenças.

Por isso, são essenciais para ajudar as proteínas a construir e/ou manter os tecidos e os processos metabólicos.

O organismo precisa de quantidades muito pequenas de vitaminas para realizar as suas funções vitais.

A suplementação alimentar não é necessária.

É só ter uma alimentação equilibrada, isto é, saudável, para conseguir uma quantidade adequada de todas as vitaminas.

Mas atenção. Só porque precisamos de vitaminas apenas em pequena quantidade, não significa que não precisamos nos preocupar se a nossa alimentação está ou não nos fornecendo as vitaminas necessárias para uma vida saudável.

Na verdade, quando nossa alimentação está desequilibrada, facilmente apresentamos carências de micronutrientes (tanto de vitaminas quanto de minerais).

Isto pode acontecer porque o organismo humano não possui a capacidade de fazer grandes reservas de micronutrientes.

O excesso é tóxico e grande parte é eliminada pelas fezes ou urina.

Assim, se passamos por longos períodos de alimentação incorreta certamente vamos apresentar carências de vitaminas e minerais.

As vitaminas e os alimentos

As vitaminas e suas funções e fontes


Vitamina A ou retinol

Função: É responsável pela adaptação da visão ao escuro; protege a pele e mucosas; e é essencial para o funcionamento dos órgãos reprodutores.

Fonte: Gordura do leite, fígado, gema do ovo, manteiga, vegetais verde-escuros e alaranjados como brócolis, couve, cenoura e abóbora.


Vitamina D ou calciferol

Função: Controla a absorção do cálcio e do fósforo; regula a formação e a reconstituição dos ossos e dentes.

Fonte: Fígado, gema de ovo, leite enriquecido. A pessoa deve ficar exposta aos raios solares para que haja produção de vitamina no organismo.


Vitamina E ou tocoferol

Função: Contribui para o bom estado dos tecidos; auxilia na digestão das gorduras; e atua com antioxidante.

Fonte: Óleos vegetais, vegetais verde-escuros como espinafre, germe de trigo, gema de ovo, gordura do leite, nozes.


Vitamina K ou menadiona

Função: É fundamental para a coagulação sanguínea e participa do metabolismo de minerais, como cálcio e ferro.

Fonte: Fígado, óleos vegetais, vegetais verdes. Também é produzida pelas bactérias do intestino.


Vitamina C ou ácido ascórbico

Função: Auxilia na absorção do ferro; participa da formação de colágeno e do processo de cicatrização; e aumenta a resistência contra certas doenças como a gripe.

Fonte: Acerola, limão, laranja, abacaxi, maracujá, morango, verduras.


Vitamina B1 ou tiamina

Função: É importante para o bom funcionamento dos músculos e do cérebro.

Fonte: Aves, peixes, leite e derivados, cereais, verduras.


Vitamina B2 ou riboflavina

Função: Contribui para o bom estado das mucosas e da visão e acelera a cicatrização.

Fonte: Leite e derivados, cereais, carnes, fígado.


Vitamina B3 ou niacina

Função: Participa do metabolismo dos carboidratos e das proteínas e é essencial nas reações de obtenção de energia.

Fonte: Carnes, peixe, amendoim, grãos, ovo, leite, leguminosas como lentilha e feijão.


Vitamina B5 ou ácido pantotênico

Função: Ajuda a transformar os nutrientes em energia e é importante para o funcionamento do cérebro.

Fonte: Presente em quase todos os alimentos. O termo “panto” tem origem grega e significa “tudo”.


Vitamina B6 ou piridoxina

Função: Participa do metabolismo das proteínas e dos glóbulos vermelhos (células do sangue).

Fonte: Carnes, ovo, leite, fígado.


Vitamina B8 ou biotina

Função: Auxilia na digestão de gorduras e participa de várias reações com a vitamina B5.

Fonte: Carne, leite, cereais, ovo, nozes e castanhas.


Vitamina B9 ou ácido fólico

Função: Fundamental na divisão celular, especialmente das células do sangue; atua no metabolismo do DNA.

Fonte: Frutas, fígado, cereais, verduras cruas, carnes.


Vitamina B12 ou cianocobalamina

Função: Ajuda a formar as células vermelhas do sangue e as moléculas de DNA.

Fonte: Carnes, peixes, leite e derivados.


Fonte deste artigo:

Material desenvolvido como apoio ao vídeo “Cuidados com os Alimentos”, da série “TV Escola” do Ministério da Saúde como parte do programa de atividades de parceria entre o Departamento de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) e a Área Técnica de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Política de Saúde do Ministério da Saúde (DAB/SPS/MS).

Texto Elisabetta Recine e Patrícia Radaelli

Revisão Taísa Ferreira


Alimente-se agora com uma linda mensagem!

Vídeo: Mensagem – Vida