Cinco Vídeos de Grandes Livros

O Euniverso selecionou cinco vídeos de grandes livros!

Este é o primeiro de uma série de três artigos que apresentará no total dezessete vídeos de grandes livros.

Abaixo do player dos vídeos de grandes livros encontra-se uma sinopse dos documentários.

Esta é a primeira coletânea!

Lista de Vídeos de Grandes Livros:

  • Bram Stoker – Drácula
  • Charles Dickens – Grandes esperanças
  • Charles Lutwidge Dodgson – Alice no País das Maravilhas
  • Edgar Allan Poe – Contos de terror
  • Fiódor Dostoiévski – Crime e castigo

Sinopse dos Vídeos de Grandes Livros:

Bram Stoker – Drácula

Drácula é um romance de 1897 escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula.

Estruturalmente, é um romance epistolar, ou seja, contada como uma série de cartas, entradas de diário, registros de bordo etc. Embora Stoker não tenha inventado o vampiro, a influência do romance na popularidade dos vampiros foi singularmente responsável por muitas peças de teatro, cinema, televisão e muitas interpretações ao longo dos séculos XX e XXI.

Charles Dickens – Grandes esperanças

“Grandes Esperanças” é um romance escrito por Charles Dickens, publicado originalmente em 1861. O livro conta a história de Philip Pirrip, órfão criado pela irmã num ambiente de pobreza, que tem sua vida radicalmente alterada quando um misterioso benfeitor lhe doa uma fortuna. Sua mudança para Londres, o esforço para tornar-se um cavalheiro, as grandes esperanças e certos dilemas morais tornam este romance de Dickens inesquecível.

Charles Lutwidge Dodgson – Alice no País das Maravilhas

“Alice no País das Maravilhas” é a obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865 sob o pseudônimo de Lewis Carroll.  É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carrol, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.

Edgar Allan Poe – Contos de terror

Edgar Allan Poe (1809 – 1849) foi um escritor, poeta, romancista, crítico literário e americano; é um dos mais lidos e influentes autores da literatura ocidental. Foi o escritor do macabro, explorando sistematicamente os temas da morte e do horror, mas também da ficção científica e do mistério e “Contos do terror” é uma de suas obras mais marcantes. Sendo considerado um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas.

Fiódor Dostoiévski – Crime e castigo

Crime e Castigo é um romance do escritor russo Fiódor Dostoiévski publicado em 1866. Narra a história de Rodion Românovitch Raskólnikov, um jovem estudante que comete um assassinato e se vê perseguido por sua incapacidade de continuar sua vida após o delito. O personagem principal, apesar de ex-estudante de Direito, é um homem extremamente pobre e que vive angustiado pela sombra de fazer algo importante. Ele divide os indivíduos em ordinários e extraordinários, numa tentativa de explicar a quebra das regras em prol do avanço humano. Seguindo esse preceito, o personagem planeja e concretiza, em meio a uma luta com sua consciência, a morte de uma agiota.

Série de artigos de vídeos de grandes livros: