Estilos de liderança nas organizações

Os estilos de liderança são fundamentais em temas como: produtividade, clima organizacional e motivação.

O bom líder pode fazer toda a diferença!

Estilos de liderança nas organizações

Personalidades e estilos de liderança

Não há um tipo único de líder, pois cada pessoa tem características que a distingue uma das outras, pois estas são advindas de sua personalidade, que por sua vez é formada por fatores que as rodeiam e as acompanham durante toda sua vida.

Seu repertório emocional, psicológico, cultural e social exerce extrema influência em seu comportamento e faz toda a diferença na execução de seu papel como líder.

Outros fatores que são importantes e que fortalecem a relação entre líder e liderado são o respeito e a confiança, posto que essas são estas as bases de qualquer relacionamento.

Analisemos os tipos mais comuns de líder que encontramos nas organizações e também na vida pessoal.

Estilos de liderança

Estilos de liderança


Líder autoritário ou autocrático

Estilos de liderança - Autocrático

Dentro dos estilos de liderança temos o líder que é focado apenas na execução, no cumprimento das tarefas, regras e normas exigidas pela empresa.

Este tipo de líder faz tudo de forma individual, sem ouvir o que os liderados têm a dizer.

Dessa forma, o gestor define o que será feito, como será feito e quem o fará sem perguntar nada a ninguém.

Este tipo de atitude acaba sendo ineficiente, pois tende a trazer insatisfação aos colaboradores que, por consequência, não desenvolverão um trabalho a contento.

Outra consequência que esta liderança traz é a falta de mobilização por parte do liderado, pois como o líder sempre está à frente de tudo, tomando todas as decisões, o colaborador simplesmente não faz questões de participar, faz somente o que lhe mandam.

O sentimento de insatisfação predomina e ele acaba se sentindo uma máquina, onde só se joga mais e mais trabalho.

Termina uma tarefa já lhe enviam outra, o colaborador é uma máquina de produção na visão deste líder.

Características do líder autoritário ou autocrático

  • Liderança com base no poder
  • Preocupa-se com processos
  • Os fins justificam os meios
  • Pouca habilidade para feedback/ desenvolvimento dos liderados
  • Incapacidade de ouvir
  • Baixa competência para lidar com pessoas

Líder democrático

Estilos de liderança - Democrático

Nos estilos de liderança temos aquele em as pessoas são estimuladas a colaborar, participar efetivamente das decisões, emitindo opiniões para que se possa chegar a um objetivo comum ao grupo.

Este líder tem o papel de orientar, aconselhar e conduzir a equipe ao longo do caminho.

Assim como nas decisões, o grupo também participa da divisão das tarefas, escolhendo os parceiros com os quais irão trabalhar.

Tendo em vista esta qualidade, não é necessário que o líder esteja presente a todo o momento, pois o liderado sabe o que deve fazer, bem como até onde pode ir.

Características do líder democrático

  • Sabe sua missão de vida e tem uma visão de futuro
  • Conhece a si mesmo
  • Conhece seus valores e os vivência
  • Sabe a essencial diferença entre liderar gerenciar
  • Implementa sua visão do futuro sem medo
  • Respeita a diversidade e sabe se relacionar
  • É um Coach e tem o Coaching como uma filosofia de vida e estilo de liderança
  • Tem uma vida equilibrada
  • Tem integridade e humanidade
  • Tem ambição por deixar um legado positivo

Líder liberal

Estilos de liderança - Liberal

Dentro dos estilos de liderança este modelo é indicado às equipes bastante desenvolvidas e maduras a ponto de desempenharem suas funções sem que haja a necessidade de supervisão ou condução constante.

Isso não quer dizer que o líder deva se ausentar e se isentar das suas responsabilidades, pois de qualquer forma é necessário dar suporte e direcionamento, acompanhando se a equipe está tendo progresso ou não.

E caso o êxito não esteja sendo obtido então o seu papel é de alinhar o que cada um dos membros do grupo tem de melhor, para alcançar com sucesso os objetivos desejados.

Do contrario, será considerado negligente e desinteressado pelo que acontece com sua equipe, tendo como consequência erros que se refletirão diretamente no resultado final.

Características do líder liberal

  • Exerce pequenas influencias
  • Abordagem “deixa rolar”
  • Procrastinador
  • Não traça plano / não aponta caminhos
  • Não se envolve no trabalho do grupo

Estilos de liderança - Líder Transformador

Considerações sobre os estilos de liderança

Os estilos de liderança influenciam a produtividade, o clima organizacional e a motivação das equipes de trabalho, logo influenciam as metas da organização e o seu sucesso.

Para o ato de liderar adequadamente é imprescindível que o líder esteja presente do começo ao fim do processo, acompanhando tudo o que acontece com todos de modo geral e individualmente.

Um bom líder conhece seus colaboradores um a um, confia em suas capacidades, sabe delegar e dar feedbacks necessários à evolução, aperfeiçoamento e crescimento do grupo do qual faz parte.

Um bom líder sabe planejar as ações e montar boas estratégias, sendo visionário e mensurando a todo o momento os resultados, para que assim os mesmos possam ser melhorados, primando sempre pela qualidade.

O papel do líder dentro de uma organização não é de comandar, muito menos de controlar seu liderado, mas sim de servi-lo, influenciando positivamente e motivando–o, elevando–o a todo o momento de patamar tanto pessoal quanto profissionalmente.

Mais do que um seguidor dos estilos de liderança mais comuns que abordamos, o líder atual tem que ser um líder transformador.

Este líder transformador é alguém com características que se associam com os estilos de liderança mais comuns citados, mas elevados a alto grau de excelência.

Este líder transformador não é autoritário, mas tem autoridade e esta foi conquistada com ele sendo um modelo a ser seguido.

Este líder é democrático em sua atuação em equipe ao delegar, negociar e sendo proativo.

Este líder é liberal ao promover a criatividade de seus liderados e seu raciocínio é holístico, ou seja, a sua visão é do todo e focada no êxito de todos.

Percebe-se, então, o quão é importante e de extrema responsabilidade a figura do líder em uma organização, pois está em suas mãos a capacidade de gerar resultados positivos ou negativos.