Filme Estamira


O filme Estamira, de Marcos Prado, é a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais que viveu no aterro sanitário de Jardim Gramacho.

Filme Estamira

Sobre o filme Estamira:


O filme Estamira conta a história de uma mulher de sessenta e três anos que sofre de distúrbios mentais e que durante 20 anos viveu e trabalhou no aterro sanitário de Jardim Gramacho.

Carismática e maternal, dona Estamira convive com um pequeno grupo de catadores idosos num local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro.

Vencedor de 33 prêmios nacionais e internacionais nos principais festivais de cinema, sucesso absoluto de critica e documentário de maior público nos cinemas brasileiros em 2006.

Estamira levanta questões de interesse global como o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida.

Dona Estamira vive em função de sua missão: “revelar e cobrar a verdade dos homens”.

Do lixo da civilização ela supera sua condição miserável e coloca em questão valores fundamentais, muitas vezes esquecidos pela sociedade.


Filme Estamira


Uma poesia sobre os diversos “eus” que existem em cada um

Euniverso – Vídeo Poesia