Meio ambiente e sustentabilidade

Meio ambiente e sustentabilidade, o lugar e o caminho.

Vivemos num linda criação, mas estamos sendo inconsequentes e precisamos cuidar melhor de nosso lar.

Meio ambiente e sustentabilidade

Meio ambiente e sustentabilidade, nosso lugar e nosso caminho

A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor.

Com isso, está avançando sobre os estoques naturais da Terra, comprometendo as gerações, a atual e as futuras.

Precisamos criar caminhos que não levem o ser humano ao precipício criado por ele mesmo.

Este é o paradoxo: sabemos que o tempo está se esgotando, mas não agimos para mudar completamente as coisas antes que seja demasiado tarde.

O grande desafio da humanidade é promover o desenvolvimento sustentável de forma rápida e eficiente.

Meio ambiente e sustentabilidade… Meio ambiente é o nosso lugar! A sustentabilidade o nosso caminho!

A partir da escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da população mundial e intensidade dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural, e faz do meio ambiente um tema literalmente estratégico e urgente.

O homem começa a entender a impossibilidade de transformar as regras da natureza e a importância da reformulação de suas práticas ambientais.

Preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento: este é o objetivo de todas as ações que garantam a sustentabilidade ambiental.

Vídeo: O que é sustentabilidade?

E como fazer isso?

Através do uso inteligente dos recursos naturais, garantindo que eles tenham longevidade, ou seja, se mantenham para o futuro.

Nessa linha, a Sustentabilidade Ambiental é a capacidade de manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies.

Isso garante, ainda, a qualidade de vida para o homem, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e sua função como fonte de energias renováveis.

Meio ambiente e sustentabilidade são temas que dizem respeito à vida!

Estamos consumindo 20% a mais do que a Terra consegue suportar.

E, detalhe, se toda a população do planeta consumisse e tivesse o poder aquisitivo como os norte-americanos e europeus, que possuem padrão alto de consumo, hoje nós precisaríamos de pelo menos quatro planetas Terra para alimentar toda a população.

Vídeo: Meio ambiente e sustentabilidade, por Leonardo Boff

Meio ambiente e sustentabilidade já!

Uma nova concepção de estilo de vida precisa ser implementada, e isso requer coragem, mudanças de hábitos, criação de uma nova cultura, gestão de recursos, implantação de uma economia verde e de políticas públicas dentro dos novos parâmetros de desenvolvimento.

Certamente, a reflexão sobre o assunto já é um começo, um ponto de partida e ao mesmo tempo um exercício que todos nós devemos começar a fazer para um mundo melhor.

Meio ambiente e sustentabilidade