O que é assertividade?

Vamos direto ao ponto e responder o que é assertividade para em seguida falarmos do comportamento assertivo e os benefícios de tal comportamento.

O que é assertividade?

Assertividade é o conjunto de recursos cognitivos e também comportamentais, que podem ser adquiridos ou inatos e que permitem à pessoa a afirmação profissional e social, porém, obtendo tal afirmação sem subjugar nem desrespeitar os direitos do outro.

Hoje vivemos um tempo em que trabalhar significa lidar com processos de mudança.

Hoje a vida profissional exige do indivíduo capacidade estratégica e política e a assertividade é fundamental para o êxito.

Diante de tal importância é oportuno aprofundarmos o tema e falarmos do comportamento assertivo.

Comportamento assertivo

O comportamento assertivo é a conduta proativa em que a pessoa possui a habilidade de falar a verdade da melhor maneira possível e faz isso sem ser agressiva ou submissa.

O comportamento assertivo respeita as diferenças individuais.

O comportamento assertivo é atuação proativa e verdadeira e com a sábia habilidade de saber dizer “não” quando se faz necessário.

Diante do exposto surgem três possibilidades de comportamento:

  • Agressivo
  • Submisso
  • Assertivo/Proativo

Analisemos estes comportamentos um a um.

Comportamento Agressivo

É quando predominam os pensamentos de dominação e prevalecem as motivações egoístas e não há escrúpulo para o exercício deste domínio.

Quando prevalece o comportamento agressivo impera o sentimento de superioridade, hostilidade e a atuação é extremamente egocêntrica.

Comportamento Submisso

É quando um indivíduo se inibe diante do outro e ele não expressa seus pensamentos, sentimentos, emoções, desejos, necessidades e expectativas.

É quando um se submete ao outro acatando as suas decisões e caprichos.

Quando prevalece o comportamento submisso impera o sentimento de inferioridade e a atuação é passiva e não há defesa da parte do indivíduo de suas opiniões, interesses e valores.

É quando um indivíduo na relação com o outro é desrespeitado, subjugado, desqualificado e ignorado.

Comportamento Assertivo/Proativo

É quando a pessoa busca seus objetivos e expressa seus pensamentos, sentimentos, emoções, desejos, necessidades e expectativas.

É quando o indivíduo procura fazer valer os seus direitos sem desrespeitar os direitos do outro e baseia-se numa relação positiva, cordial e produtiva.

Quando prevalece o comportamento proativo/assertivo a relação é entre semelhantes, os direitos de ambas as partes são considerados e prevalece o respeito e tudo se baseia na negociação.

Benefícios do comportamento assertivo:

  • Facilita o alcance dos objetivos
  • Possibilita um relacionamento cordial e produtivo
  • Permite o respeito mútuo entre os participantes
  •  Aprimora as habilidades interpessoais

O comportamento assertivo é o comportamento mais adequado por possibilitar os melhores resultados no trato com o outro.

Agora que vimos o que é assertividade e a importância de se desenvolver um comportamento assertivo podemos compreender que desenvolver o comportamento assertivo é fundamental na vida profissional e pessoal de qualquer pessoa.

Desenvolver o comportamento assertivo é investir em si mesmo e este é o tipo de investimento com retorno garantido, pois o ponto de partida e o ponto de chegada são e estão naquele que investe.