O que é Marketing 3.0?


Inicialmente, posso dizer que o Marketing 3.0 é um movimento que vem com um olhar diferente e as necessidades, anseios e criatividade humana são os pilares do marketing 3.0.

Mas para responder o que é Marketing 3.0 vamos primeiro compreender o contexto que o fez surgir.

A era atual

O mundo é caracterizado pelas rápidas mudanças, crises financeiras, fome, desemprego, mudança climática, aquecimento global e poluição.

Este quadro atual impõe vários desafios e o marketing precisa ser repensado.

O foco no capital e no consumo hoje constrói um caminho que se assemelha a uma queda no precipício!

O marketing se baseia no movimento do consumidor e hoje existem, ainda bem, muitas pessoas que se preocupam com causas ecológicas, humanitárias e dispostas a trilharem um caminho que não tem um mapa desenhado por imposições sociais, ou seja, hoje muitas pessoas buscam a sua singularidade.


O surgimento do Marketing 3.0

Para atender este movimento atual, necessário e que se prolifera a cada dia surge o Marketing 3.0, que foi idealizado por um grupo de consultores da MarkPlus em novembro de 2005, na Ásia.

Philip Kotler e Hermawan Kartajaya são as pessoas que aperfeiçoaram o conceito e elaboraram uma versão inicial do Marketing 3.0.

O marketing 3.0 surge pela necessidade da era atual que se baseia na informação rápida e digital; no surgimento de uma nova ordem econômica mundial que não pode desconsiderar as questões ecológicas e humanitárias  e no despertar de novas buscas do ser humana direcionadas para si mesmo e não para os movimentos coletivos e sociais.

É possível, inclusive, dizer que o Marketing 3.0 vem acontecendo afinado até com questões de natureza espiritual.


O caminho até o Marketing 3.0

Se falamos em Marketing 3.0 estamos, ao mesmo tempo, indicando que houve outros movimentos que antecederam o Marketing 3.0.

O Marketing 1.0 é ligado à era industrial e baseia-se na venda de máquinas, venda de produtos industrializados e em série e destinados ao mercado de massa.

O Marketing 1.0 foca na venda em grande quantidade e o propósito é vender, vender e vender. Muitos profissionais de marketing praticam esta modalidade de marketing.

O Marketing 2.0, por sua vez, surgiu na era atual da alta tecnologia de informação. Com a facilidade e rápido acesso à informação as pessoas passaram a ser mais informadas e o papel do marketing se dificultou.

Na era atual mais do que um consumidor, o Marketing 2.0 foca no cliente e, desta forma, o marketing centraliza sua atuação colocando o cliente como foco.

No Marketing 1.0 o foco era no produto vendido e no Marketing 2.0 o foco é naquele que compra o produto que está sendo vendido.

No Marketing 2.0 são buscadas as necessidades do cliente, bem como, suas preferencias. O cliente detém a escolha e ele precisa ser convencido. O mercado passou a ser mais segmentado.

No Marketing 1.0 era destacada a funcionalidade do produto e suas características físicas.

No Marketing 2.0 além da funcionalidade é preciso alinhar alguma tonalidade emocional ao produto e não basta apenas vender o produto, é preciso também satisfazer o cliente.


Surge o Marketing 3.0

O contexto que traçamos acima da era atual faz com que pessoas reformulem conceitos e percebam que a continuidade dentro deste contexto terá um desfecho trágico para humanidade e para o mundo.

Esta necessidade pungente de mudança faz com surja a sociedade criativa.

O salto do Marketing 2.0 para o Marketing 3.0 acontece na mudança de paradigma da satisfação pessoal para o da busca de um mundo melhor para todos.

O Marketing 3.0 é universal e aquele que vende produtos precisa mostrar aos seus clientes qual é a missão de sua empresa e também quais são os seus valores.

No Marketing 3.0 o cliente/consumidor precisa ser tocado:

  • Em seu coração através das emoções e sentimentos,
  • Em sua mente através do bom senso e escolhas inteligentes, e
  • Em seu espírito através da busca do bem maior e de valores que atendam às suas aspirações mais elevadas.

Enfim, o Marketing 3.0 é centrado no ser humano e em sua essência e busca de crescimento pessoal.


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