O que é psicologia?


Mas , na verdade, o que é psicologia?

O que é psicologiaUsamos o termo “psicologia” comumente em nossos dias e a este termo são dadas inúmeras concepções. É comum muita gente se achar um tanto “psicólogo”.

Então vamos aprofundar o assunto para sairmos desta concepção do senso comum.

Etimologia de psicologia

Primeiramente para sabermos o que é psicologia é interessante sabermos a origem da palavra “psicologia”.

A expressão “psicologia” tem origem nas palavras gregas “psyché” que pode ser traduzida como “alma ou espírito” e “logos” que pode ser entendida como “compreensão, entendimento, concepção”.

O termo “psicologia” traz em si uma riqueza em seu significado, pois é composta da subjetividade e do simbolismo da alma (psyché) e a objetividade e racionalismo da razão (logos). Tal integração destes conceitos permitem à “psicologia” a partir da sua própria etimologia espelhar o seu objetivo.

Origem histórica da psicologia

É provável que a expressão “psicologia” tenha sido usada pela primeira vez no século XVI, porém tornou-se conhecida somente no século XVIII, quando Christian Wolff a utilizou em “Psychologia empírica” e a “Psychologia rationalis”.

A origem da psicologia como ciência se deu em 1879, quando Wilhelm Wundt criou na Alemanha o primeiro Instituto de Psicologia Experimental na Universidade de Leipzig.

Por isso, Wilhelm Wundt é considerado o pai da psicologia.

Mas, enfim, o que é psicologia?

Alguns colocam a “psicologia” como a ciência do comportamento humano tanto individual quanto em grupo, outros dirão que é o estudo do inconsciente, outros dirão ser o entendimento da consciência humana e muitas definições podem ser ditas e tal diversidade e falta de uniformidade de definição deve-se ao fato da psicologia ter como objeto de estudo o “homem” e a sua “natureza”.

 

Filosofia e Psicologia

Entretanto, como vimos em sua origem etimológica, ao mesmo tempo em que traz em si uma riqueza de significado também apresenta um problema de ajustamento no conceito de ciência que traz em sua definição objetividade e objeto de estudo definido, e fazer da “alma” esse objeto de estudo é algo, no mínimo, inquietante para os cientistas.

Todas as definições acima são verdadeiras, mas a psicologia pode ser definida de maneira mais profunda.

Uma visão mais profunda da psicologia

O que é psicologia?

Vamos responder de maneira mais profunda agora!

Além de tudo o que foi colocado no vídeo, em minha opinião, o papel da psicologia é o de ser o instrumento que auxilia o ser humano a despertar as potencialidades que estão nele encerradas e também auxiliá-lo na busca de si mesmo.

Explicarei o que quero dizer com despertar potencialidades encerradas no ser humano e busca de totalidade.

Há no ser humano uma potencialidade inata para a completude, de tornar-se um ser total.

Cada ser humano tem potenciadades particulares, por isso, cabe à psicologia ser instrumento para que cada ser humano descubra as suas potencialidades e isto indica que o papel da psicologia não é somente de ajustamento do indivíduo à sociedade.

Cada ser humano é único e mais importante que qualquer ajustamento social é o conhecimento de si mesmo e a conquista da harmonia de conviver bem consigo mesmo. Aqui já estamos falando da totalidade que mencionei.

A busca de si mesmo consiste em descobrir e despertar as potencialidades inerentes em cada um e isto é autoconhecimento e autorrealização.

Quando falo em si mesmo não estou falando de ego, estou falando de um “eu essencial” que é aquele eu interno que configura nossa ética sem o determinismo social que chamamos de moral.

Esse eu interno promove nossas aspirações mais profundas e a vontade de transcendência. Na Psicologia Analítica esse eu a que me refiro se chama “self”.

Para finalizar minhas considerações pessoais digo que a totalidade humana compreende não apenas o biopsicossocial, mas também e principalmente, o espiritual.

Sendo assim, a forma para a psicologia atender holisticamente o ser humano consiste em também atender ao aspecto espiritual que faz parte de sua natureza e somente assim a psicologia poderá atender a sua etimologia de buscar compreender a alma humana.

Fica também o convite para que você visite o blog “Psicologia Profunda”.

Um abraço!

Paulo Rogério da Motta


Vídeo: O que é Psicologia?