Qual o perfil do empreendedor digital?


O que é preciso para ser um empreendedor digital?

Responderei esta pergunta de maneira descomplicada e focando no essencial e adianto que são necessários os mesmos requisitos para um empreendedor que não seja digital, mas há três requisitos que são essenciais para quem quer se aventurar neste mundo.

Antes de entrarmos no tema específico do empreendedor digital é necessário que analisemos primeiro o mundo do empreendedor digital!

 

O mundo está diferente!

Hoje a tecnologia trouxe novas formas de comunicação e relacionamento. Um tempo bem diferente dos nossos avós!

A TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) faz parte da vida das pessoas.

Pessoas andam nas ruas mexendo em seus smartphones, crianças brincam com seus tablets, muitos passam suas “horas de descanso” conectados em redes sociais, enfim, vivemos a “era digital”.

E não são apenas as relações sociais que foram contaminadas pela TIC. As relações comerciais também foram! 


O mercado e o empreendedorismo digital

O mercado digital está efervescendo e cresce aceleradamente ocupando uma fatia cada vez maior no mundo dos negócios, ou seja, o empreendedorismo digital está em alta!

Mas o que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital é a expressão utilizada para o modelo de negócios que oferece produtos e serviços por meios digitais.

Os produtos oferecidos podem ser tanto físicos (como um livro, por exemplo) ou digitais (como um e-book).

Hoje quase todas, senão todas, grandes empresas têm a sua loja virtual.

O mundo virtual é também um mundo comercial!

Dois caminhos atuais merecem destaque no comércio virtual:

  • Desenvolver e vender produtos e serviços
  • Vender produtos e serviços desenvolvidos por terceiros (afiliação)

Nestes novos tempos o marketing digital é de extrema importância para descobrir e explorar os nichos de mercado mais favoráveis ao empreendedor digital.

Planejamento estratégico é fundamental no empreendedorismo digital porque apesar de tudo funcionar baseado no mundo virtual o lucro ou o prejuízo será bem “real”! 


Por fim, qual o perfil do empreendedor digital?

Existem alguns requisitos de extrema importância para alguém ter sucesso como empreendedor digital:

 

  • Afinidade: investir em algo que goste. No mundo virtual a automotivação é ainda mais importante pela intangibilidade comum deste tipo de negócio. Horas e horas serão passadas na frente de uma tela de computador! 
  • Expertise: ter conhecimento, ou seja, ter um conjunto de habilidades para aplicar o conhecimento obtido através de estudo e/ou experiência. É a expressão da moda que tomou o lugar de “know-how”.
  • Capacidade empreendedora: mercado virtual é real! É preciso explorar mercado, especializar-se, estar sempre atento às inovações e à concorrência, medir o esforço empreendido, ser adaptativo a mudanças de rumos, investir capital e tudo mais que faz parte do papel de um empreendedor, seja ele digital ou não.

 

Evidente que existem outros requisitos além destes três para ser um empreendedor digital, mais quaisquer outros fatores devem ser avaliados após você ter confirmado que possui estes três.

Ter uma ideia na cabeça e pedir para o santo ajudar não basta!

O empreendedorismo digital é uma tendência incontestável e veio para ficar. Irá se modificar, assim como tudo que muda conforme amadurece.

Hoje há muitos aventureiros oportunistas no meio, como, por exemplo, redes de notícias que espalham mentiras sensacionalistas e pessoas que vendem produtos sem qualidade. A lei do mercado se encarregará de fazer a seleção.

Mas se você atende aos três requisitos citados e tem um produto ou serviço a oferecer e quer fazer isso de maneira verdadeira, então o mercado digital é a “sua praia”!

Seja bem-vindo ao real mundo virtual e que seja de muito sucesso a sua caminhada como empreendedor digital! 


Veja também…

Vídeo: Os novos empreendedores