Qualidade de Vida, Higiene e Segurança no Trabalho

Três verbos precisam ser conjugados para que Qualidade de Vida, Higiene e Segurança no trabalho sejam realidades: escolher, querer e conseguir.

Três verbos que promovem qualidade

Qualidade de Vida no Trabalho

Qualidade de vida = Escolher

Escolha viver: A vida é importante demais para ser tratada com insignificância!

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) […] afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal, tais como: motivação para o trabalho, adaptabilidade a mudanças no ambiente de trabalho, criatividade e vontade de inovar ou aceitar mudanças. (Chiavenato).

Nove fatores podem ser apresentados como fundamentais para a Qualidade de Vida no Trabalho:

  • 1- Satisfação com o trabalho executado;
  • 2- As possibilidades de futuro na organização;
  • 3- O reconhecimento pelos resultados alcançados;
  • 4- O salário percebido;
  • 5- Os benefícios auferidos;
  • 6- O relacionamento humano dentro do grupo e da organização;
  • 7- O ambiente psicológico e físico de trabalho;
  • 8- A liberdade e responsabilidade de decidir; e
  • 9- As possibilidades de participar.

A qualidade de vida propicia sentido à vida, inclusive, no trabalho e não se encontra o sentido fora e sim dentro do ser humano.

A busca do sentido é uma busca em si mesmo, pois o sentido da vida não pode ser dado por outra pessoa nem pela organização. O trabalho é propiciar condições para que o indivíduo encontre esse sentido

Higiene e Segurança no Trabalho

Higiene = Querer

Queira boas atitudes: Uma vida limpa consiste de boas atitudes.

A higiene do trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de bem-estar das pessoas. (Chiavenato).

Tornou-se comum relacionar o termo “ser humano” ao que é falho, ao que é defeituoso.

Ser “defeituosamente humano” passou a ser justificativa para qualquer desacerto. Mas a meta da vida é a evolução e o ser humano é a expressão máxima dessa busca.

Higiene na vida é discernimento!

Compreender que as influências externas tem sua importância, mas não são totalmente determinantes.

Bons relacionamentos, ser uma influência positiva e fazer com zelo o que tiver que fazer resulta numa vida límpida.

O ser humano precisa querer boas atitudes, ser melhor a cada dia e buscar a excelência. Fazer das falhas as oportunidades que aproveita para evoluir.

Se alguém varre as ruas para viver, deve varrê-las como Michelangelo pintava, como Beethoven compunha, como Shakespeare escrevia. (Martin Luther King).

Higiene e segurança no trabalho

Segurança = Conseguir

Conseguir ser essencialmente quem você é: A maior segurança consiste em ser verdadeiro.

Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas. (Chiavenato).

 

A segurança no trabalho, além da adoção de medidas preventivas e educativas, para ser efetiva dentro de uma empresa necessita da construção psicológica da segurança no ambiente de trabalho.

A construção psicológica da segurança em um ambiente de trabalho precisa ter em sua estrutura o aspecto preventivo (cuidado) e a valoração (valor atribuído).

O aspecto preventivo pode ser obtido com a adoção de medidas preventivas e educativas. Já o aspecto da valoração consiste no trabalho de conscientização da importância da segurança no ambiente de trabalho.

A consciência é parte do homem tanto quanto uma perna ou um braço. (Thomas Jefferson – Presidente americano de 1801 a 1809).

A valoração se baseia na conscientização de dois valores:

  • Valores materiais
  • Valores humanos

No ambiente organizacional e na vida em geral a pessoa lida constantemente com esses dois tipos de valores.
O ser humano é precavido, ou seja, procura adotar uma atitude de cuidado com aquilo que lhe é “caro”, seja no sentido objetivo ou subjetivo.

Este “cuidar” do que lhe é valioso acaba por também ser uma prática preventiva que promove a segurança no trabalho como fruto da valoração.

Obtendo Qualidade de Vida, Higiene e Segurança no Trabalho

 

Se os homens nem sempre podem conseguir que a história tenha sentido, sempre podem atual de tal forma que suas próprias vidas o tenham. (Albert Camus – Escritor e filósofo francês)

A conjugação dos três verbos de busca da excelência: escolher, querer e conseguir fará o indivíduo compreender que cada ação ou situação da vida é um trecho da própria história de vida que está sendo escrito.

A história será gentil para mim, pois pretendo escrevê-la. (Winston Churchill).

Possibilitara o ser humano compreender que a vida tem riscos e correr riscos desnecessários é irresponsabilidade.  Compreender também que mesmo sendo zelosos na vida, ainda assim, enfrentará dificuldades e nelas enxergará oportunidades para crescer e isso é resiliência.

A saúde mental não é recompensa para os que exigem felicidade, mas para os que conferem significado à sua existência.

A maioria das pessoas desejam ser livres, únicas e autossuficientes. Porém, acima de tudo, desejam ser úteis, saber para quem ou para quê vivem, trabalham, sofrem e morrem.

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. (Fernando Pessoa).